Fan page do Projeto Cooperação Twitter do Projeto Cooperação

Visão Inspiradora

A excessiva valorização que a nossa sociedade atribui à competição entre crianças, adolescentes e adultos, têm sido motivo de grande preocupação para todos os envolvidos no processo do desenvolvimento pessoal e coletivo.

Os jogos esportivos, estudantis ou profissionais; nacionais ou internacionais, vêm expondo um quadro crítico, tanto no que diz respeito as atitudes dos jogadores, quanto das torcidas, dirigentes, árbitros e técnicos.

A competição desenfreada gera tensão, stress, medo, raiva, discriminação, separatividade, frustração, rivalidade e a ilusão de ser melhor ou pior que outros.

Somente através da observação consciente e da análise crítica sobre esse espírito excessivamente competitivo, é que será possível resgatar valores essenciais e potencializar crianças, jovens e adultos para uma participação mais solidária e fraterna nos jogos e esportes.

O projeto JOGOS COOLÍMPICOS tem o propósito de somar características cooperativas ao modelo já existente. Características estas que, possibilitarão aos participantes vivenciarem os jogos com mais alegria, satisfação, inclusão, colaboração e sucesso compartilhado.

É importante deixar claro que a prática dos Jogos Cooperativos não se opõe aos jogos tradicionais, é apenas uma oportunidade de se repensar os métodos e objetivos trabalhados com o esporte principalmente nas escolas, por meio da adaptação das regras e estruturas dentro do jogo tradicional que estimulem e conscientizem as crianças da importância da cooperação, fazendo com que esses conceitos sejam levados para situações do dia-a-dia

A atividade esportiva não será o único ponto a ser trabalhado, atividades culturais também estarão presentes com o objetivo de proporcionar à criança e a toda a comunidade escolar um espaço de expressão e desenvolvimento da criatividade.

Portanto, esta proposta é um primeiro passo na direção de concretizar as mudanças necessárias e possíveis para resgatar o “Espírito Cooperativo” e o prazer de jogar-viver uns com os outros, ao invés de uns contra os outros, tendo como lema à máxima: Tudo é possível se for possível para todo o Mundo!

Objetivo Como-Um

Co-inspirar pessoas, instituições e governos para promover a cidadania, cultura de paz, cooperação social e o bem comum por meio do Esporte.

Inspirados neste movimento, criamos um forte, dinâmico e sustentável movimento colaborativo para disseminar ainda mais a Cultura da Cooperação, chamado “Jogos Coolímpicos”!

Plano de Cooperação

Para que possamos VenSer juntos, é fundamental que nossa estratégia de jogo esteja bem definida, a equipe treinada, o campo em condições de receber a turma e a comemoração seja celebrada por todo mundo.

Quer saber como podemos jogar JUNTOS com a sua Organização? Então faça com-tato.