Fan page do Projeto Cooperação Twitter do Projeto Cooperação
O ESPORTE é um Patrimônio da Humanidade, por isso, é capaz de mobilizar grandes massas, encantar multidões e reunir tantas pessoas num mesmo campo de convivência.

Especialmente no contexto da escola e da sociedade civil, o esporte necessita de uma abordagem pedagógica que contemple valores e princípios sócio-educacionais como participação, cooperação, cidadania, autonomia e bem comum.

O futebol é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo. Conhecido por alguns como “paixão nacional”, será o foco de muitos olhares em 2014, o ano da Copa do Mundo no Brasil. Diante deste quadro atual, o Projeto Cooperação está realizando a Coopa de Futebol Cooperativo, com o propósito de integrar esta paixão à prática da Cooperação por meio de jogos e eventos cooperativos orientados pela Pedagogia da Cooperação.

Buscamos com isso, oportunizar a prática colaborativa do esporte, tomando-o como um campo para o encontro ao invés do confronto (figura abaixo), onde cada pessoa é honrada em sua singularidade e cada time é reconhecido como parte de uma só Humanidade.

Grafico-comparativo-COOPA2014

Nesse sentido, o propósito desta iniciativa é co-inspirar pessoas, instituições e governos para promover a cidadania, cultura de paz, cooperação social e o bem comum por meio do Esporte, especialmente, pelo Futebol Cooperativo, onde todo mundo pode jogar e ganhar junto.

26_COPA2014_900x400