Fan page do Projeto Cooperação Twitter do Projeto Cooperação

Nossa história Como-Um

A primeira inspiração para que nós pudéssemos nos manifestar no mundo, ocorreu por meio da ideia de espalhar a Cooperação pela Terra, sonhada pelo Fábio na primavera de 1991.

Depois de algum tempo e bons ensaios, tais como: Programa de Jogos Cooperativos na Universidade de São Paulo, Grupo de Estudos no Centro de Práticas Esportivas da USP e Oficinas de Jogos Cooperativos na Prefeitura de São Paulo, nasce o Projeto Cooperação em março de 1992, em Santos-SP, durante a realização da Oficina aberta de Jogos Cooperativos, promovida pela Athenas Promoções.

Nossos primeiros com-passos foram cuidados pela Gisela Sartori Franco e pelo Fábio Otuzi Brotto que nos inspiraram de maneira a honrar nossa natureza e vocação: InterSer a primeira organização brasileira dedicada plenamente ao desenvolvimento de serviços e produtos integralmente voltados para a promoção da Cooperação e do Sentido de Comum-Unidade em todos os lugares.

Fizemos belíssimas e profundas viagens semeando a Cooperação por diferentes campos. Em 1994, fomos levados até Salvador, na Bahia de Todos os Santos, para participar, a convite de nossa querida madrinha, Neyde Marques, do IV Congresso Holístico Internacional, realizando Oficinas de Jogos Cooperativos para crianças, jovens e adultos.

Ali mesmo, pouco tempo depois, com Neyde, fizemos acontecer o I e II Encontro de Jogos Essenciais e Jogos Cooperativos. Estes foram os embriões da I Clínica de Jogos Cooperativos realizada no CEPEUSP em 1995.

Nesse mesmo ano, pela publicação do primeiro livro de Jogos Cooperativos de autoria nacional, chegamos ao Planalto Central, para encontrar o amigo César Augustus Barbieri que nos integrou ao Programa Esporte Educacional, do Ministério dos Esportes, pelo qual realizamos Oficinas de Jogos Cooperativos em todos os estados brasileiros, no período de 1995 a 1998.

Após esses e tantos outros movimentos iniciais, crescemos!

Com a chegada do Rodolpho Pereira Martins (Dodô), do Gustavo Otuzi Brotto e da Eliane Castro, passamos a integrar outras responsabilidades e viverem outras fantásticas oportunidades, especialmente, pela parceria firmada com Jim e Ruth Deacove, da Family Pastimes (Canadá), produzindo no Brasil os primeiros “Jogos Cooperativos de Tabuleiro”.

Nesse ponto do caminhar, vivemos nosso primeiro rito de passagem. A partir do verão de 1997, passamos a nos constituir juridicamente como Projeto Cooperação – Comunidade de Serviço Ltda.
Desde o início em 1992, passaram-se 22 anos e com eles milhares de pessoas e um infinito e eterno oceano de descobertas cooperativas que a cada encontro nos recompõe e transforma.
Este é o começo de nossa história. Aos poucos, como é bom que sejam contadas as histórias de verdade, e nós seguiremos compartilhando com você outras aventuras convividas nesta nossa jornada de cooperação como-um, até porque, ela é sua, também.

Mantenha com-tato!