Navegar é (Im)Possível… Para Todos (Travessia)

Fonte: Fábio Otuzi Brotto – Jogos Cooperativos: O Jogo e o Esporte como um exercício de convivência. São Paulo : Editora Projeto Cooperação, 2001.

Perceber e vivenciar o poder de realização coletiva quando saltamos do paradigma do individualismo para a Consciência da Cooperação. Estimular a criatividade, empatia, diálogo grupal, apoio mútuo, confiança, organização-caótica, resolução de problemas e disposição para realizar o (im)possível.

Objetivo Comum:

· Navegar do “porto seguro” para o “ponto futuro”… Todos juntos!

Participação:

· O Grupo é organizado em 04 Times (“barcos”) com aproximadamente o mesmo número de participantes.

· Cada Time é formado por “tripulantes” sentados cada um numa cadeira (“parte do barco”), lado a lado.

· Os Times formados são posicionados como lados de um grande quadrado (“porto seguro”). Porém, deixando os cantos mais espaçados. Isto é, um “barco” não se encosta ao outro. Todos os barcos voltados para o centro do quadrado, conforme figura abaixo:

image

Espaço:

· Um salão amplo para acolher todo o Grupo.

Material:

  • Uma cadeira (sem braço e em boas condições) para cada participante.

Desenvolvimento:

É importante criar uma atmosfera lúdica desde o início. Para isso, pode-se criar um enredo, um cenário adequado ao momento. Por exemplo, imaginando um grupo de velejadores sendo desafiado a realizar diferentes manobras para aperfeiçoar suas co-opetências de navegação.

1o. Desafio:

· Cada barco deverá sair de seu “porto seguro” e chegar no “ponto futuro”. Isto é, navegar para o outro lado do quadrado, imediatamente à frente de cada respectivo barco. Todos os tripulantes devem chegar levando o próprio barco (as próprias cadeiras).

· Quando todos os barcos alcançarem seu “ponto futuro”, o desafio é vencido por todos!

Condições de Navegação:

· Imaginando que todo o piso do ambiente corresponde às águas de um oceano muito frio e povoado por tubarões, todos os barcos deverão navegar respeitando 2 condições:

a) Nenhuma parte do corpo pode tocar a água (o piso). Incluindo calçados, roupa e qualquer outro tipo de material. Afinal, a água é muuuito fria e cheia de TUBARÕES!!!

b) O barco (as cadeiras) não pode ser arrastado.

2o. Desafio:

· Depois de todos os barcos terem alcançado o “ponto futuro” e celebrado essa conquista, desafiamos o Grupo, como um único Time, a se posicionar em ordem alfabética… Respeitando as mesmas Condições de Navegação!!!

Comemoração:

· Um aspecto fundamental do Jogo Cooperativo é a comemoração de cada pequena-grande realização do Grupo. Ao final do 2o. Desafio, convidamos todos os “tripulantes” (que a essa altura, provavelmente, estarão em pé sobre as cadeiras) a darem as mãos e “mergulharem” no oceano… Agora com as águas aquecidas pelo calor compartilhado durante toda a Navegação (im) possível!

Re-Creação:

Existem muitas variações para este Jogo, para torná-lo mais desafiador e divertido. Vão desde a colocação de alguns obstáculos (“rodamoinhos”, “piratas”, “furacões” etc.), até a implementação de diferentes características de “tripulação” (vendar, amordaçar ou amarrar braços e pernas).

Para facilitar o desafio para grupos mais jovens ou na falta de cadeiras, podemos substituir as mesmas por folhas de jornal aberto e estendido no chão.

Durante o Jogo é muito interessante também utilizar músicas relacionadas ao tema (ex.: “como uma onda no mar” – Lulu Santos). Até porque, depois de uma boa Navegação Cooperativa, provavelmente “nada do que foi será do jeito que já foi um dia”!

Processamento:

Esta “Navegação” (im)possível desafia as pessoas a saírem de seu “ponto seguro” e partir na direção do “ponto futuro”. Um Jogo Cooperativo muito potente que estimula romper a inércia provocada pelo comodismo ou pela resignação. Este é um desáfio que pode nos impulsionar em direção de realizar nossas mais essenciais aspirações e alcançar metas aparentemente (im)possíveis…. desde que naveguemos orientados pela bússola da Cooperação.

Em meio a um desafio tão complexo, alguns aspectos fundamentais podem ser resgatados, tais como Liderança, Comunicação e Planejamento.

Além disso, a disposição do jogo possibilita uma boa reflexão sobre  Visão Sistêmica, já que, no primeiro desafio, os barcos atuam como “partes” e, no segundo, são convidados a atuarem como um Todo.

10 Responses cometários para “Navegar é (Im)Possível… Para Todos (Travessia)”

  1. Juliana Furtado Says:

    Olá, Bom Dia!

    Eu Adorei esta dinâmica, mas gostaria de saber quanto tempo dura a atividade, por favor?

    Obrigada!

    Juliana Furtado
    TT Editora Ltda
    11 – 30491759
    11 – 7320-4192

  2. Grazy Says:

    Adorei a idéia até porque sou professora de Educação Física e estou procurando novos jogos cooperativos para realizaçaõ de uma semana da Educação que irei aplicar em grupo de 50 pessoa da rede em que leciono. Se puderem me enviar outros jogos cooperativos para adultos que visam trabalhar a auto-estima ficarei muito feliz!
    Desde já agradeço!

  3. Renato Milsoni - Projeto Cooperacao Says:

    Olá, Grazy!

    Obrigado pelo seu comentário. Este jogo é um desafio e tanto e provoca boas reflexões. Por isso, é sempre bom reservar um espaço para que os participantes possam com-partilhar visões, sensações e impressões.

    Aqui no site tem uma lista com vários Jogos Cooperativos que podem trabalhar esta questão da auto-estima para todas as idades. Nosso convite é para que você experimente cada um deles e possa descobrir aqueles que antedem melhor à sua necessidade.

    Sigamos em com-tato!

    Um grande abraço e até já!

  4. Fernando Says:

    Olá Fábio tudo bem?

    Vc foi mue orientador do curso de pós-graduação do Ise Vera Cruz. Gostaria de saber se é possível aplicar este jogo com crianças de 6 a 10 anos.

    Abraços…

  5. Virginia Says:

    Bom dia!!!!
    Sou Professora – Pedagoga da Apae, aqui em Tapes/RS. Mesmo não sendo professora de Educação Fisica, utilizo muito dos jogos e movimentos, para meus alunos. Todos são deficientes mentais, ao todo são seis, idade de 12 á 43 anos, ambos sexos. É essa disparidade de idades que está dificultando uma melhor convivência entre o grupo. Meu aluno de 12 anos tem a sindrome de down, ele quer agito, correria, música, diversão, e dentro do possivel sou uma facilitadora para ele, mas minha aluna de 43 anos de idade, quer conversar, sem muitos exercicios fisicos. Haveria algum tipo de jogo cooperativos, que poderia unir o grande grupo, mostrando a importância da cooperação e do respeito mútuo. Mas, não esquecer que tenho alunos deficientes visuais, e uma cadeiriante de 17 anos ( convulsões quase que diariamente)e quero autonomia para eles. Gostaria de uma dica de um ou mais, para serem aplicados, de preferência no plano.
    Agradeço se puderem me ajudar, e amei os jogos, estou tentando adaptá-los, aos meu dia-a-dia.
    Abraços
    Virginia

  6. Talita Says:

    olá, eu pretendo aplicar essa dinâmica em uma turma mas não consegui entender direito como é a resulução dela…o que os participantes terão que fazer para chegar ao outro lado? obrigada amei o site

  7. Renato Milsoni Says:

    Olá, Talita!

    Que bom receber seu com-tato!

    Para resolver o problema, os participantes poderão fazer qualquer coisa, desde que:

    1- Não arrastem as cadeiras, nem “saltitem” com elas;
    2- Não coloquem nenhuma parte do corpo no chão, pois o mar é gelado e cheio de tubarões, não é?;
    3- Façam isso usando as cadeiras do seu próprio time.

    Em geral, as pessoas ficam em pé sobre as cadeiras, juntando-se para liberar cadeiras vazias e, então, utilizar estas cadeiras vazias para locomover a equipe para o outro lado (ponto futuro).

    No entanto, É IMPORTANTE QUE ELES DESCUBRAM COMO ISSO DEVE SER FEITO… com certeza, eles irão encontrar a melhro solução.

    É isso!

    Vá em frente e confie na cooperação.

    Abraços!

  8. matheus Says:

    queria saber as referencias do jogo

  9. matheus Says:

    preciso pra trabalho valeu
    tchau!!!

  10. maristela Says:

    ola bom dia Renato Milsoni Says gostaria de saber mais, mesmo com essas explicações não consigo desenvolver esse jogo .vc sabe se tem em video para eu dar uma olhada pois vou precisar para trablho ,tem que ser bem explicadinho .
    obrigada desde ja.

Deixe um Comentário